Você sabia que o choque é a condição que mais mata o paciente traumatizado? Por esse motivo é preciso saber diferenciar os tipos existentes. Dentre os principais, destacamos o choque hipovolêmico hemorrágico, choque neurogênico e choque cardiogênico, que causam grandes lesões às vítimas. O reconhecimento precoce do quadro de choque e o tratamento adequado desde a fase inicial do período pós-trauma representam a melhor oportunidade de bons resultados e recuperação.

Choque cardiogênico – O bombeamento de sangue pode ser prejudicado pelo músculo cardíaco ou pelo pneumotórax hipertensivo com acúmulo de ar no espaço pleural, causando uma obstrução externa ao coração, como o choque cardiogênico, que representa 2/3 dos casos graves. Por esse motivo, é importante que o socorro seja realizado com rapidez, pois deve-se preocupar em manter a pessoa viva dando suporte às funções vitais, restabelecer a perfusão e tratar o infarto. O tratamento de escolha, portanto, é a angioplastia primária.

Choque Hipovolêmico Hemorrágico – Considerando a composição do coração + vasos + sangue, qualquer comprometimento em algum deles vai causar problemas na circulação e levar ao estado de má perfusão, de maneira com que o paciente possa estar sangrando tanto internamente, quanto externamente. Nesse caso, é importante identificar rapidamente a origem do sangramento, devendo ser escolhido o melhor momento para a intervenção cirúrgica.

Choque Neurogênico – A circulação pode ser comprometida também caso algo afete diretamente os vasos sanguíneos, o que é chamado de choque neurogênico, uma ramificação do choque vasogênico. Como exemplo, se a vítima sofre trauma raquimedular em local específico, ocorre um comprometimento do tônus vascular. O sistema nervoso autônomo simpático mantém o vaso semi contraído e havendo o trauma raquimedular, afeta todo esse sistema. Assim, os vasos se dilatam e aumenta o espaço que o sangue precisa ocupar, gerando esse estado de hipotensão.

Em todos os casos, o paciente deve, sempre que possível, ser avaliado e acompanhado por uma equipe multiprofissional treinada, a fim de definir a melhor estratégia no controle com base no tipo de trauma e de lesão.