Nossa História
História da Sociedade Brasileira do Trauma Ortopédico
Atendendo a uma antiga reinvindicação de ortopedistas ligados à área de Traumatologia no Brasil foi criado o Comitê de Trauma da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), durante a gestão do Dr. José Laredo Filho, em 1995.
O primeiro presidente do Comitê, escolhido por unanimidade pelos membros fundadores, foi José Soares Hungria Neto (1995-1996), cuja diretoria foi composta por Fernando Baldy dos Reis (vice-presidente), Armando Teixeira (secretário) e Itiro Suzuki (tesoureiro).
O 1º Congresso do Comitê, organizado por Fernando Baldy dos Reis, foi realizado em São Paulo, em 1995, nas dependências da Escola Paulista de Medicina / Universidade Federal de São Paulo, contando com 325 participantes de todo o Brasil. O 2º Congresso Brasileiro de Trauma Ortopédico (CBTO) foi realizado em 1996, na cidade do Rio de Janeiro, sendo presidido por José Sérgio Franco.
O segundo a assumir a presidência do comitê foi Fernando Baldy dos Reis (1997-1998). Nesta gestão o Comitê passou a denominar-se Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico.
A Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico é um comitê bastante atuante, que vem realizando um expressivo Congressos anual – o CBTO – de forma ininterrupta desde o início, sempre com foco na atualização, acompanhando a vanguarda da Traumatologia no mundo e incorporando a demonstração e o debate de novas técnicas e apresentação de novos materiais.
GESTÃO 1995 - 1996
O primeiro presidente da Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico foi o Prof. José Soares Hungria Neto, que assim descreve os momentos iniciais desta entidade:
“Quando o Prof. Laredo foi presidente da SBOT (não me recordo o ano) ele promoveu duas grandes mudanças: desenvolveu as regionais e criou os Comitês de Especialidades.
Naquela época eram chamados de Comitês porque usavam o CPF da SBOT e dependiam dela para sobreviver. Com o tempo, e para cada Comitê se adequar às regras federais, eles foram transformados em Sociedades Brasileiras de cada especialidade.
Na primeira diretoria fomos indicados o Fernando Baldy dos Reis como vice e eu como presidente. O número de sócios era pequeno, não tínhamos rendimento. Organizamos o primeiro Congresso Brasileiro do Trauma Ortopédico (CBTO) em São Paulo, em auditório emprestado pela UNIFESP. Todos os conferencistas eram brasileiros. Fizemos um workshop sobre osteossíntese, transmitido da bancada para a plateia e comentado por nós. O segundo CBTO foi realizado no Rio de Janeiro, presidido pelo José Sérgio Franco.
O Prof. Laredo providenciou para cada comitê um armário na sede da SBOT, na Rua São Sebastião, mas queria cobrar aluguel dos comitês, que na sua maioria não tinham rendimento algum. Depois de muita conversa, os armários foramliberados gratuitamente, até que o Comitê se organizasse. Com o passar do tempo, a Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico alcançou a projeção que tem hoje, graças a atuação de todos.
É importante salientar, que desde sua formação o Comitê do Trauma Ortopédico contou com a colaboração firme e desinteressada de todos os traumatologistas, o que permitiu seu crescimento dentro de um ambiente de camaradagem e amizade.”
GESTÃO 1997 - 1998
A segunda gestão da Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico foi conduzida pelo Prof. Dr. Fernando Baldy dos Reis, da Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo.
Em 1997 o 3º Congresso Brasileiro de Trauma Ortopédico (CBTO) foi realizado em Curitiba (PR), presidido pelo Dr. Ricardo S. Falavinha. E a 4ª edição do CBTO, presidida pelo Dr. Tirone Soares, foi realizada em João Pessoa (PB), com a presença de importantes nomes do Trauma.
GESTÃO 1999 - 2000
O terceiro presidente da Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico foi o Prof. José Sergio Franco, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Sob a sua coordenação foram organizados duas edições do Congresso Brasileiro do Trauma Ortopédico (sem cobrança de inscrições para palestrantes, e com traslado e hospedagem por conta da Sociedade):
Em 1999, na cidade de Uberlândia, tendo como presidente o Prof. Dr. Roberto Sergio de Tavares Canto foi realizada a 5ª edição. O evento reuniu mais de 500 participantes e reforçou a proposta da Sociedade do Trauma de levar o seu congresso para o interior do Brasil.
A 6ª edição, em 2000, foi realizada em Fortaleza sob a presidência do Dr. Francisco Machado. O evento reuniu as principais lideranças nacionais na área do Trauma Ortopédico. Neste Congresso, pela primeira vez, realizou-se um curso de acessos cirúrgicos em peça anatômica humana. O evento, que reuniu 600 participantes, teve a participação dos professores Rami Mosheiff, de Israel, e Carlos Sancineto, da Argentina.
A gestão 1999-2000 também trouxe a tradução do primeiro livro dedicado ao Trauma Ortopédico no Brasil, o da Academia Americana de Ortopedia. Até então, nao havia livro em português dedicado exclusivamente ao Trauma Ortopédico.
Foi lançada nesta gestão a anuidade custo zero, conseguindo com isto superar a marca dos 1.000 associados, dentre eles os principais lideres da ortopedia brasileira.
Foi nesta gestão que se criou o logo da Sociedade Brasileira do Trauma Ortopédico, baseado no logo da Orthopedic Trauma Association, porém utilizando uma árvore nacional como simbolo: o coqueiro.
GESTÃO 2001
O Prof. Dr. Itiro Suzuki, do Instituto de Ortopedia da Universidsade de São Paulo, foi o primeiro presidente do século XXI da Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico.
Em sua gestão, o 7 º Congresso Brasileiro de Trauma Ortopédico ocorreu em Vitória (ES). O modelo do congresso seguiu os moldes do Congresso de Fortaleza, também utilizando abordagens em peças anatômicas humanas.
O Dr. José Sergio Franco, que presidiu a Sociedade nos 2000 e 2001, aproveitando a experiência do congresso anterior, colaborou com a criação de modelos com fraturas em peças anatômicas, que eram submetidas à osteossíntese e ao controle radiográfico no local do evento. A novidade foi muito bem sucedida.
GESTÃO 2002
O Prof. Dr. Pedro Francisco Tucci Neto foi o presidente da Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico em 2002.
Dr. Tucci foi responsável pela realização do 8º Congresso Brasileiro de Trauma Ortopédico, realizado em Salvador (BA), que teve como presidente o Dr. Alan Sanches dos Santos.
GESTÃO 2003
O Presidente da Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico em 2003 foi o Prof. Dr. Geraldo Rocha Motta Filho, do Instituto Nacional de Traumato-Ortopedia, do Rio de Janeiro.
Dr. Geraldo Motta foi o responsável pelo 9º Congresso Brasileiro de Trauma Ortopédico, realizado em Foz do Iguaçu (PR), presidido pelo Dr. Marcelo Abagge.
GESTÃO 2004
Em 2004 a presidencia da Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico esteve a cargo do Prof. Dr. Arnaldo Valdir Zumiotti, do Instituto de Ortopedia e Traumatologia da USP de São Paulo.
Nesse ano, foi realizada a 10ª edição do Congresso Brasileiro de Trauma Ortopédico, em Caldas Novas (GO), presidida pelo Dr. Robson P. Azevedo.
GESTÃO 2005
O oitavo presidente da Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico foi o Prof. Dr. Roberto Sergio de Tavares Canto, da Universidade Federal de Uberlândia (MG).
Sob a sua gestão o 11º Congresso Brasileiro de Trauma Ortopédico foi realizado na cidade de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, tendo como presidente o Dr. Jorge Tramontini.
GESTÃO 2006
O Dr. Ricardo Sprenger Falavinha, do Hospital Cajuru, da Pontificia Universidade Católica de Curitiba, foi o Presidente da Sociedade Brasileira do Trauma Ortopédico em 2006. Nesta gestão, o Congresso Brasileiro ocorreu em Búzios, no Rio de Janeiro, tendo como presidente o Dr. Paulo Roberto Barbosa de Toledo Lourenço.
GESTÃO 2007
O décimo presidente da Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico foi o Dr. Ney Pecegueiro do Amaral, chefe do serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Miguel Couto, no Rio de Janeiro.
Durante sua gestão o Congresso Brasileiro de Trauma Ortopédico ocorreu em Santos, no Estado de São Paulo, tendo como presidente o Dr. George Bitar, com a presença de convidados internacionais e apresentação preliminar de resultados do uso da Navegação Cirúrgica na Traumatologia Ortopédica.
Durante a gestão do Dr. Ney, foi criado o cargo de Diretor Científico da Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico e também foram estabelecidos os critérios para associação de novos Membros da Sociedae do Trauma. Nesse ano foram estabelecidos também critérios para credenciamento de Serviços de Traumatologia por todo o Brasil junto à Sociedade.
GESTÃO 2008
O Prof. Dr. Helio Jorge Alvachian Fernandes assumiu a presidencia da Sociedade Brasileira do Trauma Ortopédico em 2008, dando continuidade aos projetos das gestões anteriores, sobretudo ao de valorização do especialista em Trauma Ortopédico.
Além da continudiade da implementação das normas para o credenciamento de Serviços do Trauma para treinamento de residentes, foi oficializada a pós-residência em Trauma em quatro hospitais no Brasil.
A regularização dos estatutos da sociedade foi refeita desde a sua fundação pois, devido a mudanças federais ocorridas pela Receita Federal, foi necessário rever ano a ano os estatutos da sociedade e colocá-la regularizada completamente. A contabilidade até então feita pela SBOT junto como todas as outras especialidades passou a ser feita por um escritório de contabilidade exclusivamente para a Sociedade do Trauma.
O Congresso Brasileiro de Trauma foi realizado em Curitiba (PR), com a Presidência do Dr. Flamarion Baptista dos Santos e a Coordenação Científica do Dr. Sergei Tagessell Fischer. Foram registrados 824 participante, 121 palestrantes nacionais e 5 internacionais: Wolfgan Klein, da Alemanha, Yechiel Gottfried, de Israel, Peter Giannoudis, do Reino Unido, David Nelson e Phillip Stahel, dos Estados Unidos.
Foram realizadas 4 Mesas Redondas Modernas, 3 Mesas Redondas Convencionais, 6 cursos, 6 conferências internacionais e 3 simpósios satélites. O staff foi composto por 46 pessoas. E 21 empresas participaram do evento envolvendo 160 pessoas.
GESTÃO 2009
A gestão 2009 foi presidida pelo Prof. Dr. Marcelo Tomanik Mercadante, da Faculdade de Ciencias Médicas, da Santa Casa de São Paulo.
O Congresso Brasileiro do Trauma Ortopédico ocorreu no Rio de Janeiro sob a presidência do Prof. Dr. Marcio Malta. A diretoria científica deste evento esteve a cargo do Dr. Ney Coutinho Peceguero do Amaral.
O Congresso foi precedido por um Simpósio da Fundação AO dedicado a Osteossíntese Intramedular, quereuniu cerca de 300 participantes. O Congresso recebeum ais de 800 participantes no Rio de Janeiro.
GESTÃO 2010
O Prof. Dr. Jorge Santos Silva, do Instituto de Ortopedia e Traumatologia da USP, de São Paulo, presidiu a Sociedade Brasileira do Trauma Ortopédico em 2010.
Em sua gestão o Congresso Brasileiro ocorreu em Cuiabá (MT) reunindo 600 profissionais da área da saúde, entre médicos e fisioterapeutas.
A gestão do Dr. Jorge Santos Silva aprovou e realizou uma pesquisa em âmbito nacional, conduzida pelo Instituto Datafolha, sobre como o Ortopedista brasileiro avalia a especialidade do Trauma Ortopédico.
Nesta gestão realizou-se ainda o primeiro Fórum dos Ex-Presidentes da Sociedade do Trauma com o objetivo de pensar estratégias que pudessem ser implementadas nos anos subsequentes. Este Fórum foi realizado em São Paulo e a partir dele foi redigido um documento de intenções com propostas para gestões futuras da Sociedade.
O Dr. Jorge Santos Silva coordenou um esforço para que fosse possível editar um livro dedicado ao enfoque ortopédico que deve ser dado ao paciente Politraumatizado. Este livro começou a ser escrito ainda em 2010 e teve o seu lançamento no Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia, em novembro de 2011.
Foi uma gestão dedicada à avaliação dos pontos “onde estamos e para onde vamos”, com resultados muito positivos.
GESTÃO 2011
GESTÃO 2012
GESTÃO 2013
GESTÃO 2014
GESTÃO 2015
GESTÃO 2016
Dr. Ralph Walter Christian, de São Paulo, assumiu a Sociedade Brasileira do Trauma Ortopédico com o objetivo de ampliar as parcerias da Sociedade, aumentar o número de seus membros e fomentar a atualização continuada para a especialidade.
Com 35 anos de atuação como ortopedista, Dr. Ralph desenvolveu o 22° Congresso Brasileiro de Trauma Ortopédico (CBTO) juntamente com o Dr. Hilton José Melo Barros, que foi realizado em Maceió (AL).
GESTÃO 2017
Em 2018 a Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico foi gerida pelo Dr. Kodi Edson Kojima, especialista de São Paulo (SP).
Em sua gestão, Dr. Kodi desenvolveu a 23ª edição do Congresso Brasileiro de Trauma Ortopédico, presidido pelo Dr. Nelson Elias (RJ, realizada em Brasília (DF).
Dr. Kodi realizou, juntamente com os diretores da Sociedade, o Members Only, curso gratuito destinado aos membros do Trauma, realizado em São Paulo.
Também iniciou o desenvolvimento de um abrangente projeto de branding, para reposicionar a marca do Trauma e aproximá-la mais da sociedade civil e dos órgãos públicos, assim como fortalecê-la junto aos membros e demais ortopedistas e residentes.
GESTÃO 2018
Em janeiro de 2018, Dr. Francisco Ramiro Cavalcante, de Goiás, assumiu a presidência da Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico, com os objetivos de potencializar a educação continuada e expandir as atividades da Sociedade para os estados além das principais capitais do país.
Em sua gestão, Dr. Ramiro desenvolveu o 24° Congresso Brasileiro de Trauma Ortopédico, em Belo Horizonte (MG), edição presidida pelo Dr. Robinson Esteves. Realizou o Trauma-AOTK Internacional Meeting, curso para os membros de todo o Brasil que contou com a participação de 10 especialistas internacionais – Experts da AO Foundation.
GESTÃO 2019
Em janeiro de 2019, Dr. Sergei Taggesell Fischer, do Paraná, assumiu a presidência da Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico.
Sua gestão foi focada nas oportunidades de atualização e aprendizado por meio de atividades além do Congresso Brasileiro de Trauma Ortopédico (CBTO), que teve o Dr. Renato raad como presidente, e reuniu mais de 2 mil pessoas na cidade de Curitiba, no Paraná.
Foi iniciada a estruturação de novos projetos de educação e atualização para membros, residentes, acadêmicos e ortopedistas em fase de pós-residência médico do Trauma Ortopédico – os R4.
“Este ano trouxe também o desafio inédito e inesperado, com a alteração das diretrizes da SBOT para seu Congresso Anual, com formato semelhante ao adotado pela Academia Americana, com minicongressos de especialidades reunidos no mesmo evento. Nos empenhamos em apoiar a SBOT nesta empreitada inovadora com ainda mais oportunidades de discutir e aprender com palestrantes nacionais e internacionais em mais um evento de alto nível técnico e científico”
GESTÃO 2020
Em janeiro de 2020, Dr. Tito Henrique de Noronha Rocha, do Rio de Janeiro, assumiu a presidência da Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico.
Em seu plano de gestão constavam diversas aditividades científicas que foram adiadas ou adpatadas por conta da pandemia causada pelo Coronavírus. Dentre essas atividades estavam o 26º Congresso Brasileiro de Trauma Ortopédico, que seria realizado no mês de maio de 2020 na cidade do Rio de Janeiro e que foi transferido para o ano de 2021. Mudanças no plano de Pós-Residência Médica em Trauma Ortopédico e uma série de cursos à distância também já haviam sido aprovados pela diretoria para serem lançadas em 2020.
“Foi um ano muito desafiador mas de muitos aprendizados, onde foi preciso tomar decisões rápidas para minimizar os impactos de tantas mudanças de planejamento e de ações.”
GESTÃO 2021
Em 2021, Dr. William Belangero foi eleito Presidente da SBTO. A gestão iniciou com levantamento, por meio de questionários e reuniões dos Serviços de Trauma Ortopédico, para identificar como estavam estruturados e como a formação dos especialistas estava sendo realizada.
Entre as ações, destaca-se o “Reflexões e Experiências no mundo do Trauma Ortopédico”, com ex-Presidentes apresentando aspectos da vida pessoal que poderiam ou não ter influenciado na “Vida Ortopédica”.
Os cursos de Educação Continuada foram mantidos, além de maior interação acadêmica com outras Sociedades do Trauma Ortopédico, como da Argentina, Colômbia e México, criando laços de amizade e cooperação científica.
Destaca-se, ainda, a volta presencial do Congresso da SBTO, no RJ, com 814 inscritos e 119 palestrantes, sendo que 15 vieram de diferentes países.
“O ano de Presidente da SBTO deixa lembranças incríveis, que foram possíveis com a dedicação e cumplicidade dos membros da Diretoria e pela competência e amizade da equipe de trabalho da nossa Secretaria”.
GESTÃO 2022
Em breve.
GESTÃO 2023
Em 2023, Dr. José Octavio Soares Hungria foi eleito Presidente da Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico (SBTO). Sua gestão reforçou o compromisso com a educação continuada, evidenciado pela realização de diversos webinars, buscando alcançar profissionais em qualquer local.
Entre as ações, destaca-se também, o programa “O Trauma Até Você”, que levou o tema a cirurgiões de várias regiões do país, contribuindo significativamente para a atualização da especialidade e, consequentemente, para um atendimento mais aprimorado e humanizado aos pacientes. Além dos cursos oferecidos pela Comissão de Educação Continuada (CEC), a SBTO promoveu encontros com sociedades de Trauma Ortopédico Latino-americanas, como as da Argentina, Colômbia e México, fortalecendo laços de amizade e cooperação científica.
No mês de maio, o XXVIII Congresso Brasileiro de Trauma Ortopédico (CBTO), realizado em Gramado, RS, contou com a participação de 780 especialistas em trauma, provenientes de todo o Brasil e de participantes internacionais.
“Os capítulos já escritos vão ganhando continuidade e o resultado é um trabalho com pleno vigor, sempre. Não importa onde você esteja. A Sociedade Brasileira do Trauma Ortopédico está com você! Continuemos em frente!”
GESTÃO 2024
Dr. Marcelo Tadeu Caiero assume a presidência da Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico (SBTO). Sua gestão é pautada no fortalecimento de ações junto aos associados.
No primeiro semestre, o foco é empenhado no XXIX Congresso Brasileiro de Trauma Ortopédico, que acontece entre os dias 16 e 18 de maio, em Florianópolis (SC), oportunidade ímpar de atualização com a participação de grandes nomes do Trauma nacional e internacional.
Por meio da educação continuada disponibilizada online, o Trauma oferece aos associados aulas e discussões de casos, compartilhando experiências e oferecendo novas possibilidades de revisão de conceitos e ideias de tratamentos. Projetos como o “Trauma vai até você” beneficia cidades do interior do Brasil com um curso de atualização no trauma ortopédico. Campo Grande (MS) e São Luís (MA) receberão aulas ainda este ano.
Além disso, a Sociedade também prepara atividades com renomados ortopedistas brasileiros e de outras nacionalidades a cada três meses. A prioridade no aperfeiçoamento dos profissionais segue no segundo semestre, com o curso de Cadaverlab, em São Paulo (SP), nos dias 13 e 14 de setembro, em parceria com a SBOT.
“A Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico iniciou 2024 com várias ações, o trabalho é intenso. Muito será feito em 2024, tendo sempre como norte a paixão pela prática do Trauma Ortopédico e a missão da Sociedade de ensinar e compartilhar experiências”.
Doutor Marcelo Tadeu Caiero, presidente da Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico em 2024