Instituída em junho de 2008, a lei 11.705, conhecida como Lei Seca, proíbe a condução de veículos com concentração de álcool no sangue. A norma foi a primeira a alterar o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e proibiu, também, a venda de bebidas alcoólicas em rodovias federais.

Em maio deste ano, semanas antes da lei completar 14 anos, o Supremo Tribunal Federal (STF) manteve a norma exatamente como ela é, após análise de três ações que questionavam a constitucionalidade do texto por, supostamente, desrespeitar o direito de não produzir prova contra si mesmo.

Durante o XXVII Congresso Brasileiro de Trauma Ortopédico, realizado no Rio de Janeiro entre os dias 18 e 21 de maio, a Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico (TRAUMA) e a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) receberam o Programa de Governo do Estado do Rio de Janeiro da Lei Seca.

O superintendente do Programa no Estado, tenente-coronel Fabio Pinho, e o Agente de Educação da Operação da Lei Seca no Rio de Janeiro, Bruno Roberto F. Dutra, conversaram com o presidente da SBOT, Jorge dos Santos Silva, e falaram um pouco sobre a importância da manutenção da Lei Seca em sua integralidade.

Veja as entrevistas na íntegra em nosso YouTube, clicando no link: https://bit.ly/3Nfy1c0