Todos nós já suspeitamos, alguma vez em nossas vidas, se quebramos um osso ou não. Após topadas fortes ou quedas despretensiosas, surgirá a dúvida de uma possível fratura. Confira três mitos sobre a questão:

1 – Osso quebrado não mexe.

Mito! Embora a dor seja intensa, muitas vezes é possível mexer um osso. Três indicativos de uma possível fatura são dor, deformidade e inchaço. Em caso de suspeita, não deixe de procurar ajuda médica.

2 – Dores intensas após a fratura.

Mito! Em grande parte, os ossos, ao se quebrarem, apresentam uma dor intensa, porém, não se trata de uma regra. Caso seja uma pequena fratura, pode se tornar imperceptível, sendo descoberta tempos depois.

3 – Não preciso de acompanhamento médico após fraturar o Hálux (dedão) do pé. Mito! Embora em diversos casos o Hálux – dedão do pé – não seja engessado, é necessário acompanhamento médico. Existe a crença de que não é necessário um exame, mas o profissional estabelecerá a dimensão da fratura, a fim de evitar dores ou deformidades a longo prazo, para que o paciente não sofra com a marcha e possíveis danos causados com o tempo.