A abertura oficial do XXVII CBTO – Congresso Brasileiro de Trauma Ortopédico, no final da manhã dessa quinta-feira (19), recebeu o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Chieppe, que lançou um Projeto de Linha de Cuidado em Trauma, com protocolos de conduta uniformizadas que serão seguidos por 23 hospitais do Estado do Rio de Janeiro.

A cerimônia foi conduzida pelo presidente da Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico (TRAUMA), Vincenzo Giordano Neto e contou com a presença do presidente do 27º CBTO, William Dias Belangero, o presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia – SBOT, Jorge dos Santos Silva e os diretores da Sociedade José Octavio Soares Hungria, Luiz Henrique Penteado da Silva, Gustavo Tadeu Sanchez, Robinson Esteves Pires, Marcelo Tadeu Caiero e Alexandre de Bustamante Pallottino.

Para o secretário de Estado da Saúde, vivemos uma epidemia em acidentes de trânsito. “É uma vitória do SUS, a realização de um congresso presencial como esse. Após a pandemia, precisamos voltar nossa atenção para a epidemia da violência urbana e parte essencial é o trauma por acidentes de trânsito, com crescimento expressivo, bruto e impacto econômico, que provocam filas de cirurgias, e é por isso que estamos empenhados em desenvolver uma linha de cuidados em trauma, em parceria com a Sociedade, que melhore o acesso às melhores práticas e dê a possibilidade de recuperar a qualidade de vida das vítimas”, destaca o secretário.

Vincenzo agradeceu a diretoria e a comissão científica do Congresso, e ressaltou a importância do reencontro. “Reunimos mais de 800 inscritos, 25 estados, mais o Distrito Federal e 11 países. O que viveremos aqui no Rio é fruto de trabalho de um grande time e esperamos que os participantes aproveitem ao máximo”, conclui o presidente.

Durante a cerimônia, foi realizada uma homenagem ao fundador da Sociedade, o professor José Soares Hungria Neto, que recebeu uma singela homenagem de seu filho, atual vice-presidente, José Octavio Soares Hungria. O homenageado fez um breve relato emocionado sobre a fundação da Sociedade.

William Dias Belangero deu às boas-vindas aos congressistas e declarou aberto oficialmente o XXVII CBTO.